O QUE É IMPLANTODONTIA?

O QUE É IMPLANTODONTIA?

27/03/2018

O QUE É IMPLANTODONTIA?

 Implantodontia é a especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função de mastigação e estética perdidas, devido à ausência de um ou mais dentes, através da implantação cirúrgica de “pinos”, ou seja, implantes de titânio (um material biocompatível,  portanto não é rejeitado pelo organismo) sobre os quais, posteriormente, serão instalados uma peça protética em substituição aos dentes perdidos.

COMO É REALIZADA A IMPLANTODONTIA?

Como funciona: Uma pequena peça confeccionada em titânio de altíssimo grau de pureza, chamada de Implante Dental Osseointegrado é colocada junto ao osso da mandíbula, onde deveria estar a raiz do dente natural, esse procedimento é feito a partir de uma pequena cirurgia de grande precisão e oferece resultados excelentes.

Em seguida, é confeccionada uma coroa dental com a anatomia do dente, para depois ser fixada no implante. Podemos dizer que o Implante é a raiz dentária artificial para substituir a raiz dentária natural.

COMO SÃO OS IMPLANTES?

Os Implantes são próteses fixas ou removíveis (overdenture), retidas em sua posição por pinos integrados ao osso. São pinos rosqueáveis de titânio que, após a sua instalação vão se unir ao osso, dando assim o suporte necessário para a confecção do trabalho protético.

O QUE É IMPORTANTE O PACIENTE SABER SOBRE A IMPLANTODONTIA?

 Com a Implantodontia são feitas desde reabilitações unitárias ate grandes reabilitações totais fixas ou removíveis.

 Entre 3 e 6 meses após a instalação do implante de titânio pode ser iniciada a prótese. Um processo mais recente propõe a instalação rápida de dentes, chamada carga imediata.

O planejamento digitial através de modernos tomográfos e exames de imagem tem permitido um planejamento em 3D onde o profissional e o paciente podem discutir o caso em questão e visualizar como o tratamento poderá progredir. Esse tipo de tecnólogia permite uma comunicação clara entre o profissional e o paciente e levar a um dignóstico e planejameto de alta precisão.